1 de maio de 2013

Água para Elefantes | Sara Gruen




Jacob Jankowski é um senhor de 90 ou 93 anos, rabugento e implicante, que mora em um asilo e sofre com os males da velhice. Ele se lembra muito bem de sua juventude e é assim que a história é apresentada ao leitor: Jacob conta como conheceu os três amores da sua vida — O circo, Marlena e Rosie.

Aos 23 anos, Jankowski estava terminando a faculdade de medicina veterinária mas no dia das provas finas recebe a notícia de que os pais morreram em um acidente de carro; é então que ele decide abandonar os estudos e fica andando sem rumo até pular em um trem em movimento, onde, ele descobriria mais tarde, viviam os artistas e trabalhadores do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. É aí que ele é apresentado a Marlena, a encantadora esposa de seu patrão e estrela do número dos cavalos, por quem se apaixona perdidamente. É também sob as lonas do circo que ele conhece Rosie, a estúpida e doce elefanta. 

No começo o livro não conseguiu me prender e eu acabei abandonando a leitura por semanas, mas depois de um certo ponto eu não conseguia largá-lo, porque queria saber o que aconteceria com as personagens. Confesso que me apaixonei mais pela doçura de Rosie do que pela história do casal principal e a autora conseguiu aumentar ainda mais a imagem que eu tinha de elefantes: animais com uma sensibilidade e doçura tão grandes quanto seu tamanho físico. Adorei a forma que Sara abordou temas como a violência contra os animais e o tratamento que geralmente é dado aos idosos (isso chegou a me revoltar, pois de certa forma a família simplesmente esquece de Jacob depois que ele envelhece).

Quanto à linguagem, durante as primeiras páginas eu fiquei chocada com o tanto de palavrões que são citados pelas personagens, mas depois acabei entendendo que isso serviu para situar o leitor ao ambiente do enredo e deixá-lo mais real. Com um final um tanto quanto surpreendente, não chorei com a história (apesar de ter sofrido junto com Jacob em alguns momentos), mas sim com a nota da autora, onde ela fala sobre as duas elefantas que a inspiraram a escrever o livro.

Água para Elefantes é uma obra no mínimo tocante, que merece ser lida por todos aqueles que, assim como eu, gostam de romance e têm um grande amor por animais.

Editora: Arqueiro
Autor: Sara Gruen
ISBN: 
9788599296158
Páginas: 272

Nenhum comentário:

Postar um comentário