31 de agosto de 2013

Paixões que nos movem


A vida sem amor não é nada. E não me refiro ao amor entre um casal, mas sim àquele que tem o poder de te deixar feliz mesmo estando sozinho. Afinal, o que nos faz levantar da cama todos os dias e enfrentar as lutas de sempre?

No meu caso, é a paixão pelas palavras. Desde pequena gostava de folhear livros e imaginar o que aquele conjunto de letrinhas queria dizer. E é engraçado porque hoje não consigo imaginar como é não saber ler. Minhas amigas me achavam estranha porque aos nove anos li o meu primeiro livro "de verdade". Aqueles sem figuras. Até aí, tudo bem. O estranho para elas é que ele tinha quase duzentas páginas e eu o devorei em dois ou três dias. Mas esse era só o começo. Desde então sempre que posso estou admirando os livros nas bibliotecas e livrarias e sofrendo por não poder ler todos que tenho vontade (quem é leitor me entende!). Nada melhor que mergulhar em uma história tão diferente da minha e conhecer personagens que tocam e emocionam. Posso dizer com orgulho que em uma vida, vivi várias. Prazeres que os livros nos proporcionam.

Junto com os livros veio a paixão pela escrita. Desde sempre sou completamente apaixonada por palavras. Ainda tenho um papel que comprova que isso também veio da infância. O que uma criança faz durante as férias? A resposta é óbvia: elas brincam. E é verdade, brinquei muito mesmo. Mas uma vez cansei de brincar e falei para minha mãe: "Por favor, fale alguma coisa para que eu escreva sobre ela!" E foi assim. Em uma folha e meia inventei alguma história boba que aconteceu dentro de um circo. Hoje já não faz nenhum sentido mas lembro da sensação boa que aquilo me trouxe na época.

E é essa paixão que me faz viver. Meu sonho de ter uma biblioteca em casa e viver no meio dos livros. De escrever e ter um público que goste da minha visão do mundo. De ter livros meus por aí e que eles despertem nas pessoas o amor despertado em mim.

Tem também a paixão pelos meus amigos, minha família. Pessoas que me fazem feliz e que também acreditam nos meus sonhos. Que sem ao menos perceber mudaram quem eu sou por deixarem um pedacinho delas comigo. Que me alegram e me fazem querer estar perto delas. Nada é melhor que estar perto de quem a gente ama.

Fora a vontade de conhecer o mundo. Pisar na terra da rainha, ver a Torre Eiffel de pertinho, tocar a neve, passear pelas ruas de Nova York, andar em Brighton, admirar as construções da Itália. Conhecer culturas diferentes e entender que o mundo é muito maior do que parece. Nada mais enriquecedor para a alma do que isso.

É isso que me move. Meus sonhos, os livros, as pessoas. Não só grandes inspirações como Fernando Pessoa, Drummond e Cecília Meireles, mas também as que estão ao meu redor e fazem parte de mim. Parando para pensar bem, o conjunto de tudo isso é que é a minha grande e maior paixão: a vida.

3 comentários:

  1. Ahh eu adorei teu texto, Parabéns. Eu me identifiquei ^-^ "Nada melhor que mergulhar em uma história tão diferente da minha e conhecer personagens que tocam e emocionam." e tbm sonho com uma biblioteca em casa *-* E BEM, eu fiz sobre minhas paixões infantis, caso queira ler: http://apartirdos23.blogspot.com.br/2013/08/paixoes-que-nos-movem.html E tbm no Twitter: @LuaRamona adorei de verdade o teu texto. Bjuu

    ResponderExcluir
  2. Meu comentário vai emendar em outro: SIM! É o amor, a paixão por qualquer coisa que nos move, né? Por isso não gostei de "Delírio". Porque eu acho que simplesmente não existe nada, se não existe amor. Amor por algo, amor por alguém. Já leu "Delírio"? Achei fraquinho. Mé. Beijocas, Nini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ni! Não li "Delírio", mas li sua resenha. Fiquei curiosa para saber a realidade que a autora criou porque eu simplesmente não consigo imaginar a vida sem amor. Deve ser um tanto quanto triste, né? Às vezes as pessoas acham que o amor faz mal (acho que por isso a Lauren quis colocá-lo como uma doença) mas não percebem que é a falta dele que machuca tanto! São pequenas coisas como essas que citei no texto que me fazem feliz e para mim, elas são amor <3 Beijos!

      Excluir